Veja como emitir nota fiscal Mei

Muitos microempreendedores ainda têm dúvidas sobre como emitir nota fiscal MEI. Isso porque o procedimento não é obrigatório em todas as negociações, além de ter outras especificidades.

Essas vantagens são garantidas ao microempresário pela legislação. Uma delas diz respeito a não obrigatoriedade de emitir nota fiscal MEI em casos de vendas para clientes pessoas físicas.

Com o intuito de falar detalhadamente sobre esse assunto, apresentamos o modo como emitir nota fiscal MEI passo a passo. Mostramos ainda os tipos de notas fiscais com que os microempreendedores podem trabalhar. Confira!

Como emitir nota fiscal MEI: escolhendo um padrão de NF

Antes de qualquer coisa, é fundamental que o microempreendedor decida qual tipo de nota fiscal melhor se adapta a seu negócio.

Cada um dos modelos disponibilizados para essa categoria de empreendedor pode apresentar vantagens e desvantagens, a depender das especificidades do negócio.

Entre esses modelos, podemos mencionar a nota fiscal de bloco (de preenchimento manual), a eletrônica (NF-e) e a avulsa eletrônica (NFA-e).

No que concerne a emitir nota fiscal MEI para prestação de serviços, esta poderá eletrônica ou em blocos.

Já os empreendedores que pretendem saber como emitir nota fiscal MEI para vendas de mercadorias devem utilizar dois modelos distintos de notas de bloco.

O D1 deve ser oferecido às pessoas físicas. De outro modo, o modelo A1 é o modelo destinado às transações envolvendo pessoas jurídicas.

ENTENDENDO AS ESPECIFICIDADES DOS TIPOS DE NOTA FISCAL

Nota fiscal de bloco

Essas notas somente podem ser impressas se o empreendedor já tiver em mãos a AIDF. Sua especificidade é o fato de ela ter que ser preenchida a mão.

MEI eletrônica

A vantagem da NF-e é a simplicidade no que diz respeito ao preenchimento da nota fiscal. Ademais, ela pode ser emitida por sistemas mantidos pelas prefeituras.

Para isso, o empreendedor deve ter o programa para emitir nota fiscal MEI, além de um certificado digital que garanta a autenticidade da documentação.

Avulsa eletrônica

Para emitir esse tipo de nota, o MEI deve ter uma inscrição estadual. Com isso, ele poderá emitir notas sem burocracia pela internet.

Nota fiscal MEI: Solicitando a AIDF

Depois de escolhido o tipo de nota mais adequado para o negócio, é imprescindível que o microempreendedor solicite a Autorização de Impressão de Nota Fiscal.

Essa autorização deve ser solicitada ou na SEFAZ estadual ou na SEFAZ municipal.

No primeiro caso, se enquadram os microempreendedores que realizam transações comerciais intermunicipais e interestaduais.

Já o segundo caso abarca os empresário que prestam serviços dentro de determinado município.

Para isso, deve-se apresentar uma cópia autenticada da identidade e do CPF dos responsáveis pelo negócio.

Somente após avaliada a documentação apresentada a AIDF é concedida, o que permite que os blocos sejam devidamente confeccionados em uma gráfica.

Mas o que fazer nos casos em que não é possível conseguir essa autorização? Onde emitir nota fiscal MEI? O empreendedor pode solicitar a emissão desses documentos nas unidades da SEFAZ.

Organizando e emitindo Notas fiscais MEI

No entanto, esse processo não termina propriamente na entrega do documento ao consumidor.

Isso porque saber como emitir notas fiscais MEI é importante também para que o microempreendedor registre suas receitas brutas mensalmente.

Ademais, esses documentos são fundamentais para que o empresário declare seu faturamento à Receita Federal, o que deve ser feito todos os anos.

Aprendendo a como emitir nota fiscal MEI para ter mais oportunidades de negócio

À vista do que foi dito, podemos concluir que fazer a emissão dessas notas é muito importante também para que o empreendedor consiga prestar contas e manter-se legalizado.

Ademais, saber como emitir nota fiscal MEI é imprescindível para vender para outras empresas e para clientes que somente podem comprar com notas fiscais.

E você, já sabia como emitir essas notas fiscais? Conhece mais detalhes desse serviço? Comente!

LSI: como emitir nota fiscal MEI passo a passo, onde emitir nota fiscal MEI.

Secundárias: emitir nota fiscal MEI prestação de serviço, programa para emitir nota fiscal MEI, como emitir nota fiscal MEI eletrônica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Vote também: este conteúdo te ajudou? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Você também pode gostar

5 vantagens de comprar no carnê (crediário) Casas Bahia

A franquia de lojas de produtos, eletrodomésticos e móveis Casas Bahia, é…

Entenda como funcionam as Taxas de Juros dos empréstimos

Em geral, a maior dificuldade das pessoas ao buscar uma instituição financeira…