De fato, quando começamos a trabalhar, ganhar o próprio dinheiro é o primeiro passo para a vida adulta (para as faturas também). A princípio, sonhamos em conquistar muitos bens, fazer viagens, entrar no curso dos sonhos. Queremos ser bem-sucedidos na carreira e, principalmente, conquistar a famosa independência financeira.

Mas, com a independência financeira vem também as contas para pagar. Entender como funcionam os tão temidos boletos e faturas, e como organiza-los são o primeiro passo para não entrar no vermelho (ou sair dele).

São faturas Santander, Credicard, Magazine Luiza, Net, Vivo, Tim, Cartão Renner, Mastercard, uma atrás da outra, parece até um pesadelo!

Entenda agora o porquê de termos tanta dificuldade com finanças, como funciona o mundo das faturas:

Saiba qual é a diferença entre Fatura e Boleto, veja nosso guia

Afinal, o que são as temidas faturas e boletos?

Faturas

As faturas são documentos comerciais, que são emitidos toda vez que você compra um item ou contrata um determinado serviço. Na prática, é quando você compra um computador e recebe um recibo com os dados da sua conta. Quando você recebe a conta do cartão de credito, e nela está descrito o que você comprou e quanto você gastou.

Boletos

Já os boletos bancários são títulos de cobrança, ou seja, documento que contém um código. Esse código te permite pagar a determinada conta feita em qualquer estabelecimento conveniado, até que a data de vencimento pré-determinada.

Porém, alguns boletos trazem informações adicionais para que o cliente possa pagar mesmo após o vencimento da conta. Esses geralmente estão sujeitos a multas e juros.

Um país em divida

O Brasil é um país com um numero absurdo de devedores, os famosos inadimplentes. Dívidas com o banco, cartão de credito, companhias de seguros e empresas que oferecem empréstimos são as mais comuns. No país, já são 62 milhões de endividados.

Educação financeira faz falta

O grande problema é que, diferentemente dos países desenvolvidos, o Brasil não tem educação econômica implantado nos currículos escolares. É muito difícil conseguir ganhar e guardar dinheiro de forma gradual sem aprender sobre educação financeira.

Passos para alcançar  o conforto financeiro

Existem 3 dicas básicas que distanciam o consumidor das dividas:

  1. Não gaste mais do que você ganha. Parece uma dica obvia, mas muitas pessoas têm se afundado nas faturas exatamente porque gastam bem mais do que ganham. Se organize também para realizar a declaração de imposto de renda.
  2. Sempre compre à vista, ou se houver necessidade, parcele em menos vezes. Dessa forma você evita acumular contas, tem maior visibilidade das suas finanças e consequentemente torna-se mais consciente do que e o quanto pode gastar.
  3. Organize suas finanças. Assim você não vai perder as datas de pagamento de suas contas e vai saber o quanto tem pra gastar durante o mês.

Já estou no vermelho! E a agora?

Se você já está endividado, existem algumas dicas de como sair do buraco e deixar suas faturas e boletos em dia:

  • Prefira renegociar suas faturas ao invés de pedir empréstimos para quita-las. As empresas responsáveis pelas suas faturas tem muitas soluções de renegociação e parcelamento que vão caber no seu bolso. Pedir um empréstimo será trocar uma conta por outra conta, que muitas vezes acaba saindo mais caro.
  • Controle seus gastos. Tenha em mente que o seu objetivo é quitar as dividas e não criar mais boletos. Gastos supérfluos devem ser evitados até que suas contas estejam quitadas.
  • Tenha uma renda extra. Não viu evolução mesmo seguindo a risca os dois passos anteriores? É sinal de que você necessita de uma renda a mais! Hoje em dia, existem muitas oportunidades no mercado para trabalhar sem vínculos empregatícios. Essas rendas extras podem te ajudar tanto a quitar suas dívidas mais rápido, como passar por esse período com mais tranquilidade.

Curtiu as dicas? Então é só botar a “mão na massa” e deixar suas finanças bem organizadas. Desta forma, você vai ter um 2019 sem “dor de cabeça” e sem medo das despesas!

Total
0
Shares


Vote também: este conteúdo te ajudou? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Você também pode gostar

Fatura Vivo: como emitir 2ª via da conta vencida de forma fácil

Um dos problemas mais recorrentes para os assinantes de serviços de telefonia,…

2ª via da fatura Magazine Luiza: como consultar?

Você é cliente MagaLu e possui um cartão de crédito da loja.…

2ª via fatura dos Cartões de Crédito Caixa Visa ou Mastercard

A princípio, você é cliente do Cartão de Crédito da CAIXA e…

Educação financeira: o que é e como fazer

Você sabe o que é educação financeira? Embora seja um conceito muito…