Você sabe o que é educação financeira? Embora seja um conceito muito importante para a vida cotidiana, nem todo mundo considera esse aspecto do planejamento de dinheiro para controlar as suas finanças.

O problema disso é que a falta de controle causa um fenômeno muito comum: o acúmulo de dívidas. Inclusive, pesquisas recentes apontam que o número de pessoas endividadas no Brasil cresceu consideravelmente nos últimos anos.

Para que você não entre nessas estatísticas, preparamos este artigo para explicar o que é educação financeira e como você pode revolucionar a forma como você cuida do seu dinheiro. Veja também sobre seu score

Ficou curioso? Então vamos lá!

O que é educação financeira?

A educação financeira está relacionada à forma como você recebe e gasta o seu dinheiro. Ou seja, ela nada mais é do que o gerenciamento de toda a renda que você ganha para que não passe por nenhum sufoco no fim do mês.

O primeiro passo para a educação financeira é realmente colocar no papel tudo o que você ganha e o que precisa gastar numa base mensal. Quanto é o seu salário? Quais são as suas contas essenciais? Qual a porcentagem do seu salário destinada para contas imprescindíveis, como aluguel, faturas, energia, água, suprimentos e etc?

Quando você começa a separar essas fatias do seu salário, fica mais fácil ter uma visão geral das suas contas. Assim, você descobre quanto pode gastar e, ao mesmo tempo, garantir que todas as suas obrigações serão cumpridas.

A educação financeira é algo muito pessoal e que precisa de esforço diário. Por isso, tente dedicar alguns minutos de cada semana para acompanhar a evolução dos seus gastos e nunca se esqueça de fazer o máximo para guardar uma porcentagem da sua renda em uma poupança ou investimento. Assim, você evita chegar ao estado das dívidas.

E se eu perder o controle do meu orçamento?

Caso você já tenha se perdido em dívidas, não se desespere! Para fazer com que a sua vida financeira volte a ser sustentável, é preciso primeiro descobrir o valor total das suas dívidas e montar um plano para garantir que você saia dessa furada.

Uma das melhores formas de organizar as dívidas é solicitando um empréstimo pessoal. Felizmente, existem diversos bancos e instituições financeiras que oferecem empréstimos com taxas especiais para quem precisa colocar a vida financeira de volta nos eixos.

Antes de contratar o empréstimo, não se esqueça de que é preciso comparar as taxas do mercado para garantir que você consiga a menor margem de juros. Além disso, é imprescindível que você acrescente o pagamento das parcelas do empréstimo na sua planilha de gastos mensais.

Quando você começa a pensar em educação financeira e realmente aplicar esse conceito no seu cotidiano, fica muito mais fácil manter o controle do seu dinheiro. Com o tempo, você perceberá que será muito mais fácil chegar ao fim do mês sem o medo de encarar o saldo negativo na sua conta.

Por isso, não deixe de começar a praticar o controle financeiro hoje mesmo. Monte uma planilha com toda a sua renda e gastos ou conte com a ajuda de aplicativos feitos especialmente para esse gerenciamento.

Por último, não deixe de considerar a solicitação de um empréstimo pessoal online ou de conseguir uma renda extra caso precise de um empurrãozinho para organizar as suas finanças. Boa sorte!

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre o que é educação financeira e como aplicar esse conceito na sua vida diária, não deixe de entrar em contato para que possamos ajudá-lo. Não esqueça também de compartilhar este artigo em todas as suas páginas nas redes sociais. Até a próxima!

Total
0
Shares


Vote também: este conteúdo te ajudou? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 voto(s), média: 5,00)
Loading...
Você também pode gostar

2ª via SKY: como consultar por CPF a fatura e boleto em atraso

De fato, perder boletos, faturas atrasadas, ou extravios na hora de enviar…

Consulte a 2ª via da Fatura dos Cartões Banco Votorantim!

O Banco Votorantim foi fundado em julho de 1996, inicialmente com financiamento…

As principais duvidas sobre Faturas da Net

Certamente, você é um assinante da Net e está com problemas para…

Cartão Renner: veja como emitir a segunda via da fatura

A princípio, você possui um cartão de crédito Renner, contudo está encontrando…